Mestrado de Marketing (FEUC) vs Licenciatura em Comunicação Organizacional (ESEC)

by - 06 fevereiro

Olá travellers!! 

Hoje venho falar um pouco convosco acerca da minha experiência no Mestrado de Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 

Espero que gostem deste post e que este seja útil para vocês! 


Acho que a forma mais fácil de vos falar desta minha experiência é dividindo por temas de interesse.


A Faculdade

Como já referi estou a estudar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no Mestrado de Marketing. A minha licenciatura (Comunicação Organizacional) foi tirada na Escola Superior de Educação de Coimbra, pelo que tive duas experiências em duas realidades diferentes, no Politécnico e na Universidade. 

A minha opinião, tendo em conta a minha área de formação, está um pouco dividida. Se por um lado, na ESEC tive uma formação muito mais prática e direcionada para o mercado, por outro na FEUC tenho uma experiência um pouco mais teórica. 

O grau de dificuldade penso que é semelhante, no entanto, o mestrado tem certas cadeiras mais complexas e que exigem um trabalho mais contínuo.

Confesso que acho que as duas vertentes se complementam, no entanto penso que no mestrado falta mais prática do que faltava teoria na licenciatura. No que toca aos serviços académicos da faculdade estes são, de longe, muito superiores aos da ESEC, o atendimento é mais rápidos e mais eficaz. Somos sempre avisados, via email, de todos os acontecimentos da faculdade, assim como de todos os pormenores acerca do curso.

Vencedor: FEUC, isto porque a estrutura da faculdade é mais sólida e tem uma melhor organização.


As Cadeiras

No que toca às cadeira é mais difícil de fazer uma ponte entre as duas formações, já que um curso tem 5 semestres de aulas (a licenciatura) e o outro tem 3 trimestres (o mestrado). No entanto, penso que neste sentido os cursos se complementam na perfeição.

Se na licenciatura tive uma introdução aos conceitos e algumas cadeiras de base, no mestrado já tenho cadeiras mais específicas, quase todas opcionais. Esta capacidade da faculdade nos dar a escolher quase todo o nosso plano curricular é espetacular, uma vez que conseguimos aprender exatamente aquilo que queremos. O funcionamento das cadeiras opcionais no mestrado é muito mais eficiente do que na licenciatura, isto porque não há sobreposição de horários entre opcionais e podemos, efetivamente, escolher uma a uma as cadeiras que pretendemos.

Apesar de considerar muito interessantes as cadeiras do mestrados e os seus temas, admito que gostaria que estas tivessem uma componente mais prática, com uma proximidade mais acentuada com algumas realidades empresariais, tal como aconteceu na licenciatura. Acho que os trabalhos são demasiado focados nos conceitos, teorias e revisão da literatura, do que na aplicação prática e real dos mesmos.

Ainda assim tivemos algumas cadeiras que marcaram pela diferença como a de Inteligência Emocional e de Marketing Game. Na primeira a turma rumou a São Pedro do Sul para um fim de semana de team-building. Uma experiência incrível que considerei bastante enriquecedora. Na segunda a turma foi dividida em grupos (empresas) e, durante o trimestre, teve de tomar decisões de Marketing num software chamado Markstrat.

Vencedor: ESEC, esta é difícil, mas penso que até ao momento aprendi mais nas cadeiras da ESEC do que nas da FEUC. O cariz prático é muito importante na minha área.


Os Professores

Neste tópico estou bastante confusa. 

Acho que, de facto, a ESEC tem professores de Marketing mais carismáticos que nos conseguem prender mais facilmente e nos deixam, constantemente, interessados nos conteúdos. Penso que a dinâmica mais prática também confere às aulas um cariz de workshop que faz com que os alunos sejam envolvidos. 

Nas cadeiras que fogem um pouco ao Marketing Puro, como por exemplo, Direito noto uma grande diferença. A FEUC consegue transmitir os conteúdos, não tão práticos, de uma forma mais fácil e concisa. 

Vencedor: ESEC,  no geral, os professores de Comunicação Organizacional da ESEC conseguem transmitir de uma melhor forma os conceitos e práticas de Marketing.


Os Colegas

Finalmente, falo-vos do tópico acerca do qual não restam muitas dúvidas.

O grupo com o qual tenho aulas no mestrado é, definitivamente, mais unido do que a turma da licenciatura. Apesar das amizades (que ainda mantenho) terem acontecido na licenciatura o relacionamento global do grupo foi muito diferente.

A maturidade dos meus colegas do mestrado é bastante maior, pelo que a integração e a entreajuda se torna mais fácil.

Este sentimento de pertença na licenciatura, ao invés de ter sido imediato como no mestrado, só aconteceu no último ano, já que a turma estava dividida por ramos e eu senti que ficámos mais unidos.

Vencedor: FEUC, muito fácil. Pelas diferenças de idade e de experiências é muito mais fácil comunicar e integrar este novo grupo.

Gostavam de saber mais alguma coisa acerca do meu mestrado?

You May Also Like

0 comentários