Estou licenciada, e agora?

by - 18 setembro

Olá travellers!! 

Hoje trago um tema que penso ser super interessante e adequado ao regresso às aulas. Como sabem licenciei-me em Julho de 2018 na Escola Superior de Educação de Coimbra, no curso Comunicação Organizacional - ramo de Comunicação de Marketing. Gostei muito do meu curso, principalmente das áreas que retratou, e este gosto que surgiu na área da Comunicação levou-me à resposta do e agora? 

Vou agrupar todas as respostas por tópicos e se por algum motivo ficarem curiosas deixem nos comentários algumas perguntas para fazer um Q&A. 


O que achaste do teu curso? É fácil?

Eu no geral gostei do meu curso. Focou diversas áreas da Comunicação Empresarial e ajudou-me a perceber aquele que seria o meu caminho. Considero que saí com um conhecimento estruturado e global que me permite ter a visão necessária para compreender o papel de todas as áreas da Comunicação numa empresa. 

Achei o curso bastante acessível, sem requerer um elevado estudo para obter boas classificações e isso para mim foi um ponto negativo. Outros aspetos que não gostei muito no curso foram a baixa rotatividade de professores e as cadeiras transversais que nada tinham a ver com a nossa área de estudo.


Quais as saídas profissionais do teu curso?

O meu curso é, de facto, bastante abrangente. Com ele posso trabalhar na área de Comunicação Empresarial, Marketing, Relações Públicas, Recursos Humanos, Comunicação Interna, Gestão de Clientes, entre outros.


Se pudesses voltar atrás 3 anos escolherias outro curso?

Não. Sempre quis estudar numa Faculdade e com o meu curso não foi possível. No entanto, não estou arrependida porque em Coimbra não conseguiria tirar o meu curso ou algo parecido na Universidade porque este não existia. Apenas o Politécnico e o Instituto Superior Miguel Torga tinha oferta de um curso na área da Comunicação Empresarial.


O que achas do ensino Politécnico?

Na minha opinião o cariz prático do Politécnico, tendo em conta a minha área, é a maior vantagem competitiva quando comparado com a Universidade. Sinto que saímos bem preparados, com ferramentas para saber fazer e que nos permitem estar mais confortáveis no primeiro contacto com o mundo do trabalho. 

Como é óbvio depende muito do curso que estamos a falar para escolher o ensino que revela ser o melhor. No entanto, é preciso ressalvar que o prestígio de uma Universidade/Faculdade é sempre superior e o facto de ser um ensino mais teórico torna os cursos mais complexos e exigentes.


Qual a média de conclusão do curso?

Terminei o meu curso com média de 17 valores.


Qual o balanço da tua experiência universitária?

Como sabem decidi logo no início da minha licenciatura não frequentar as praxes. Já disse várias vezes que não me identificava com as mesmas e, por isso, decidi não participar, no entanto, aconselho a que todos experimentem porque, do que vejo, imensas pessoas adoram as praxes e sentem que foi um fator importante para a sua integração. 

Por outro lado, gostava apenas de tranquilizar aquelas que não querem ir. Pelo menos no meu curso e na Escola Superior de Educação de Coimbra vocês não são excluídos. Claro que não conhecem tão bem o grupo de colegas que participa nas praxes e estão fora de alguns acontecimentos, no entanto, irão conhecer outras pessoas que não participaram nas praxes e vai ser super tranquilo para vocês. 

De momento, não me arrependo de não ter pertencido às praxes, mas arrependo-me de ter aproveitado pouco a vida académica com as minhas amigas (espero poder aproveitar um bocadinho mais no mestrado). Ainda assim o balanço foi super positivo e gostei muito de entrar no ensino superior.


Estás licenciada, mas pretendes fazer mestrado?

Sim. Já entrei no mestrado em Marketing na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este sempre foi o meu objetivo e, apesar de não ter frequentado uma faculdade durante a licenciatura, vou podê-lo fazer agora. Estou muito contente e ansiosa por perceber o que está para vir.


Para além do mestrado tencionas trabalhar na tua área?

De momento estou a estagiar no Grupo CH na área de Comunicação e Marketing. Iniciei o meu percurso no Grupo CH no meu estágio curricular e ainda me encontro por lá. Tenciono conciliar o mestrado com esta experiência profissional, pois penso ser bastante vantajoso para a minha aprendizagem.


Gostaram do post? Têm alguma questão que me gostavam de fazer?

You May Also Like

10 comentários

  1. Oh gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a tua licenciatura e de saber o que estás a fazer no momento
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das perguntas e das respostas, post bantante interessante.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Curioso! Eu licenciei-me em Marketing e Comunicação Empresarial. Que disciplinas de Marketing tiveste? :)

    Beijinhos,
    Inês
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coincidência. Eu tive Introdução ao Marketing, Marketing Estratégico, Marketing de Marcas, Marketing de Serviços, Marketing Relacional, Técnicas de Pesquisa de Marketing, por alto foi isto que tive.

      Beijinhos ♥

      Eliminar
  4. Gostei muito deste post, está muito informativo para quem quiser saber mais sobre esse curso :)
    Desejo-te muito sucesso nesta nova fase! Beijinho
    A Maria Rita blog

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do post, e ele interessou-me especialmente porque a tua área é parecida com a minha e elas acabam por interligar-se (tal como referiste no post) porque licenciei-me em Relações Públicas e Comunicação!
    Ao olhar para trás, concordo muito contigo em relação ao que disseste sobre a vertente prática na nossa área ser muito importante, e por isso não te arrependes de ter estudado nesse tipo de instituto! Realmente, o meu curso foi mais teórico do que deveria ter sido, mas adorei na mesma!
    É engraçado, mas também estou a trabalhar na agência de comunicação em que fiz o meu estágio curricular ahah!
    Beijinhos da Patrícia do Blog I'm Patrícia Silva!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei ler a tua história Patrícia...

      Muitas felicidades e sucesso profissional :)

      Beijinhos ♥

      Eliminar