Como brilhar na defesa da tese de mestrado?

by - 27 outubro

Olá travellers! 

Hoje venho partilhar convosco algumas dicas para brilharem na defesa da vossa tese. 


Voltem a ler a tese 

É importante saberem a tese da forma mais profunda possível, isso vai permitir-vos estar completamente à vontade para responder a questões e justificar decisões. 


Façam uma apresentação simples e objetiva 

Desenvolvam uma apresentação (aconselho usarem o Canva que disponibiliza inúmeros templates) com os seguintes tópicos: Tema e Importância; Objetivos, Modelo; Metodologia; Tabela de resultados; Principais Destaques e Contribuições, Limitações e Sugestões. Tentem colocar a informação necessária e o mais esquematizada possível, para que seja fácil de ler e interpretar. 


Escrevam um guião com discurso falado

Para além da apresentação, acho fundamental escrever um guião com os tópicos a abordar. Este guião deve assumir um discurso falado, pelo que devem ler em voz alta para adaptarem o conteúdo. Por vezes o que fica bem escrito não é o que fica melhor falado.


Treinem a apresentação

A COVID-19 veio facilitar este processo, já que as defesas decorrem online e conseguimos ler as notas da apresentação, sem que isso seja percetível para o júri. Ainda assim acho importante o treino para que o discurso seja mais fluente e não hajam tantas pausas.


Preparem possíveis respostas

Depois da apresentação o/a professor/a convidado do júri faz comentários em termos formais (erros ortográficos e formatações, que depois podem corrigir e enviar novamente) e outros em termos substanciais nos quais apresenta as suas perguntas (justificação de decisões, opinião acerca dos resultados, pontos fortes e fracos da metodologia, entre outros). 


Imprimam a tese

É recomendado terem a tese impressa, já que podem precisar de apontar os comentários formais e de verificar alguma coisa que precisem para responder às perguntas colocadas. Não há qualquer problema em consultar a tese antes de responderem, por isso coloquem marcadores nas páginas mais importantes e sublinhem as informações que consideram mais úteis para as respostas.


Festejem!

A nota final da vossa tese é comunicada no final da vossa defesa. O júri reune durante cerca de 5 minutos e depois comunica o resultado à sala. Aqui podem respirar de alívio e festejar!


O que acharam das dicas?

You May Also Like

2 comentários

  1. O meu curso, sendo mestrado integrado, inevitavelmente irei passar por isso. Sei que vou estar ansiosa mas espero que consiga transmitir o que quero com clareza. Muito obrigada pelas dicas, irão dar muito jeito. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderEliminar