Tag University: Update

by - 18 setembro

Olá travellers!! 

Hoje na série de regresso às aulas venho responder de novo à Tag Universidade, isto porque acho que as minhas respostas podem ser um pouco diferente ao final de 2 anos na faculdade. Espero que gostem deste post e que ele seja útil para vocês!!


1. Quando ingressas-te na universidade?

Entrei na 1ª fase de 2015, ou seja, em Setembro.

2. Em que curso e universidade estás?

Estou a tirar Comunicação Organizacional, vertente de Comunicação de Marketing, na Escola Superior de Educação de Coimbra.

3. Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?

Sempre achei que iria seguir um curso relacionado com saúde. Escolhi o curso de Ciências e Tecnologias no secundário e sempre tive o curso de Farmácia na minha cabeça. Contudo com o decorrer do secundário comecei a perceber que não gostava muito de Física e de Química e que as minhas competências se relacionavam mais com o domínio da comunicação. Com este meu interesse surgiu também o interesse pela disciplina de Português que me ajudou imenso a desenvolver as minhas competências ao nível da escrita!! No 12º ano cheguei à conclusão que o meu ensino superior iria passar por um curso de comunicação e com alguma pesquisa achei que a comunicação aplicada às empresas poderia ter mais saída e daí a minha escola. A universidade foi fácil porque sempre quis estudar em Coimbra e este curso só existia na Escola Superior de Educação de Coimbra.

4. Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora e com que objetivos?

Como já disse escolhi o curso por estar ligado á área da comunicação e os meus objetivos são trabalhar no mundo empresarial em marketing (principalmente).

5. O que achas da tua universidade? Pontos positivos e pontos negativos?

Os pontos positivos passam pela grande componente prática que existe na universidade, tendo todas as cadeiras uma vertente de trabalhos onde podemos realmente aprender a saber fazer. As instalações são muito boas o que torna os espaços mais confortáveis. Quanto aos pontos negativos acho que a organização dos horários não é a melhor, assim como o atendimento que por vezes é muito lento!!

6. No geral como tem sido a tua experiência?

Tem sido muito boa, estou a gostar imenso do curso.

7. Em relação às praxes, foste praxada?

Não fui praxada, porque nunca me identifiquei com a praxe. Acho que quem tem curiosidade deve experimentar até porque se conhece muita gente nestas iniciativas. Mas não pensem que quem não vai às praxes não se consegue integrar porque é mentira. Acho que devem fazer aquilo com o qual se sentem melhor!! Porque o objetivo de participarem nas praxes é divertirem-se...

8. Qual a diferença entre o ensino secundário e o superior?

A grande diferença é a preocupação que os professores têm connosco, no secundários os professores estão muito mais disponíveis para nós. Outra diferença é a quantidade de frequências e trabalhos que temos que fazer e, por isso, a exigência é muito maior na universidade. 

9. Achas a universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?

Claro que sim, o conhecimento não incomoda ninguém e se temos sonhos devemos correr atrás deles, e para alcançar alguns é necessário estudar e aprender sobre alguns temas. Não vão para a universidade só porque sim, mas é sempre bom irem tirar um curso pelo qual tenham interesse!!

10. Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?

Acho extremamente importante porque nos ajuda a sermos mais responsáveis e a organizar-mo-nos. É uma preparação para a vida real.

11. Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?

Quando formamos amizades na universidade acabamos por criar relações muito fortes com 2 ou 3 pessoas. Passamos muito tempo juntas nas aulas, trabalhos e em jantares/saídas. Acho que mesmo que as vidas se separem estas amizades vão ser sempre marcantes.

12. A universidade mudou-te como pessoa?

Acho que me ajudou a ser mais responsável e a gerir várias coisas ao mesmo tempo. Mas como é óbvio continuamos a ser as mesmas pessoas!!

13. Que lição levas desta etapa da tua vida?

Que devemos correr atrás daquilo que queremos porque nada é impossível.

14. O que aconselhas aos estudantes que vão entrar na universidade?

O mais importante é encontrar um equilíbrio entre lazer e estudo. Não faltem às aulas e não deixem cadeiras para trás, mas aproveitem este tempo para sairem e conviverem com os vossos amigos.


O que acharam da tag? Concordam com as minhas opiniões?

You May Also Like

22 comentários

  1. Gosteida Tag , é bom ler diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt
    Segui o teu blog.

    ResponderEliminar
  2. não conhecia esta tag :o mas gostei muito e identifiquei me com muitas das tuas respostas apesar de este ser apenas o meu segundo ano na faculdade
    o teu curso também parece ser mega interessante
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o curso é muito interessante, estou a gostar bastante!!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei da tag, achei muito interessante e acho que cada um tem uma perspetiva diferente consoante a experiência que tem.

    Beijinhos :)
    https://naosouacristina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é certo cada pessoa interpreta a sua experiência da sua forma pessoal...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. E venho aqui eu visitar o blogue, quando me deparo com este post. Fomos colegas de faculdade dois anos :D
    O mundo é mesmo pequeno ^^

    Café Mais Geek

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, adorei!
    Beijinhos.
    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da tag, apesar de não ter ido para a faculdade tenho uma pequena noção. Quanto às praxes respondeste muito bem :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D

      Em relação às praxes não devemos fazer um bicho de sete cabeças, cada um faz o que o fizer sentir melhor!!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gostei muito da tag :). Gosto sempre de ler as experiências que os universitários têm, é interessante ver como são sempre diferentes mas retiram-se sempre muitas aprendizagens desta etapa.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. R: Hey :) O bikini é da marca Cantê. :)

    Coimbra é simplesmente incrível! Nasci, vivi e estudei aí. :) Uma cidade cheia de encantos. Aproveita. Ser estudante universitário é bom, mas ser estudante universitário em Coimbra é de categoria suprema!

    beijinhos
    bysilverblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia a tag mas fiquei com vontade de responder :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Responde porque é super interessante ler outras respostas!

      Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/choies-wishlist.html

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ainda não conheci Coimbra mas está na minha wishlist! beijinhos

    https://dobrazilparaeuropa.wordpress.com/

    ResponderEliminar