Tag University

by - 07 outubro

Olá travellers!! 

Hoje é dia de reponder a uma tag... Desta vez à tag Universidade, que tem como objetivo dar-vos a conhecer um pouco mais da minha experiência enquanto estudante universitária!! Curiosas?


1 - Quando é que ingressas-te na Universidade?

Eu ingressei na universidade em Setembro de 2015.

2 - Em que Curso e Universidade estás?

Estou no curso Comunicação Organizacional (CO) na Escola Superior de Educação de Coimbra.

3 - Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?

Eu sempre pensei que sabia o que queria seguir, no entanto, vim a descobrir que afinal nunca o soube. Desde o Básico que achava que queria seguir Ciências Farmacéuticas, contudo o meu percurso no Secundário mostrou-me as minhas capacidades e os meus pontos fortes, pelo que, percebi que adorava comunicar e escrever, e por esse motivo, decidi escolher um curso relacionado com comunicação. Em vez de ir para Jornalismo ou Comunicação Social (cursos muito específicos), achei que Comunicação Organizacional era um curso mais abrangente que me permitia exercer várias profissões, todas elas numa empresa, algo que sempre me fascinou, e por isso achei por bem escolher este curso. 

4 - Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora, com que objetivos?

Como disse anteriormente, escolhi este curso por estar na área da comunicação e abrangar muitas outras áreas do meu interesse pessoal. O objetivo que tenho neste curso é, como é óbvio, tirar boas notas nas cadeiras e no final poder estar a trabalhar numa empresa ou em na área de Marketing ( a promover uma marca/produto) ou em Comunicação Empresarial.

5 - O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?

Eu até estou a gostar bastante da minha universidade. Em relação ao pontos positivos acho que tem dois muito importantes e fundamentais... Em primeiro lugar, ser uma universidade, na qual as cadeiras têm uma vertente prática muito grande, ou seja, em vez das aulas serem teóricas do início ao fim, todas têm pelo menos uma segunda parte mais prática, quer seja com exercícios ou trabalhos individuais/grupo, o que nos permite ter uma maior capacidade de resposta perante os problemas ao nível profissional. Em segundo lugar, a universidade ser mais pequena e moderna, isto porque, nunca existem grandes confusões e as instalações são até muito boas. Relativamente aos pontos negativos, aquele que penso ser mais evidente é o facto da universidade ter aulas de 4 horas por cadeira, o que as torna bastante duradouras e cansativas.

6 -  No geral, como tem sido a tua experiência?

A  minha experiência tem sido muito boa. Estou a gostar dos meus colegas, professores e sobretudo do curso. As cadeiras têm muito haver comigo e eu estou a adorar a maioria delas. 

7 - Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?

Eu não fui praxada, por isso não tenho muito a dizer em relação a este tema, no entanto, posso dizer-vos que esta depende muito da universidade onde vocês estão, bem como, dos alunos que praxam. Na minha universidade, pelo que tenho ouvido, as praxes não são nada de muito ofensivo, portanto, penso que estão a correr pelo melhor. A mensagem mais importante que vos quero passar tem haver com a vossas entrada nas praxes, ou seja, caso vocês não queiram ir acho que não o devem fazer contrariadas, pois, desse modo, não irão retirar nada positivo delas, contudo, se acharem piada aconselho-vos a experimentarem. De uma coisa podem estar certos, ninguém vos ignora por vocês não irem às praxes!

8 - Qual a diferença ente a Escola Secundária e a Universidade para ti?

Para mim as grandes diferenças são os horários e a quantidade de trabalhos que têm que fazer quase todas as semanas. No meu curso as aulas têm uma duração de 4 horas, o que não acontecia no secundário, uma vez que, as aulas eram de 1 hora e 30 minutos. Para além da carga horária, o meu curso é extremamente exigente com os trabalhos individuais/grupo... Tenho trabalhos todas as semanas e em todas as cadeiras, o que definitivamente não acontecia no secundário.

9 - Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?

Na minha opinião, a universidade é sempre uma mais valia que seja em termos de emprego ou não, isto porque, o conhecimento nunca fez mal a ninguém. É claro que, atualmente, muitas empresas têm como requisitos mínimos as licenciaturas, por isso, isto já quer dizer alguma coisa. Caso possam tirar um curso superior não hesitem!!

10 - Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?

Eu acho extremamente importante. O facto de estudarmos fora de «casa» obriga-nos a desenrascar-mo-nos sozinhos, a cozinhas e a saber gerir o dinheiro, ou seja, é uma aprendizagem gradual que vais ser muito útil para o futuro.

11 - Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?

Eu acho que são normais, nós identifica-mo-nos mais com um grupo de pessoas com as quais nós vamos ter uma relação mais forte. 

12 - A Universidade mudou-te como pessoa?

Ainda é cedo para saber, mas por enquanto não.

13 - Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?

Criar horários e objetivos para cada trabalho, para não deixar tudo para a última da hora (o que acontecia imenso no secundário).

14 - O que aconselhas aos estudantes que vão entrar na Universidade?

Que façam as cadeiras todas por frequências e que não faltem às aulas. Isto para mim é o mais importante!!

Quais são as vossas perspectivas acerca deste tema - a universidade?

You May Also Like

0 comentários