• Travel With Me
facebook instagram

Travel With Me by Beatriz Martins

Olá travellers! 

Hoje venho falar-vos um pouco de como a vida de um estudante universitário é diferente da vida de um estudante de uma escola secundária. Neste post irei falar-vos dos detalhes de todo o processo de entrada na universidade, como de outros aspetos que acho relevantes. Curiosas?


1. As praxes.

Eu não frequentei as praxes devido ao tempo que era necessário despender nas atividades, no entanto não tenho qualquer tipo de problemas com as atividades praxísticas. A minha universidade é a Escola Superior de Educação de Coimbra, e por esse motivo, todas as informações que eu podei dar em relação às praxes referem-se exclusivamente ao que sei que acontece na minha universidade. Ora bem, na ESEC não existem praxes todos os dias, isto apenas aconteceu na semana de receção ao caloiro... Atualmente, as praxes são esporádicas e pelo que vi em fotos e vídeos e ouvi as atividades são de caris divertido sem questões morais graves envolvidas, contudo, não presenciei e por esse motivo, não sei como me sentiria a ser praxada. O meu maior conselho é vocês irem às praxes apenas se quiserem e acharem que o devem fazer, porque de contrário não irão tirar proveito delas, e o mais importante é recusarem-se a fazer aquilo que vocês se sentem mal a fazer. Desde que tenham uma personalidade forte a ida ou não às praxes não é impedimento para nada.

2. Os livros.

Pois é, quando entramos na universidade ficamos um pouco confusos em relação aos livros que poderão ser precisos, mas não se preocupem porque na aula de apresentação o professor partilha uma bibliografia que acha importante para a cadeira, e desse modo, vocês poderão saber que livros devem adquirir para estudarem. No meu caso, eu tive de comprar dois livros para Teorias da Comunicação e Economia de Empresas e para as restantes disciplinas irei fotocopiar os livros que se encontram disponíveis quer na biblioteca quer na reprografia. Como vocês não sabem ao certo o valor que poderão ter de gastar, aconselho-vos a terem algum dinheiro no vosso cartão nas primeiras duas semanas para poderem adquirir todos os livros necessários. Em termos de livraria para livros normalmente recomendados pelos professores universitários a Almedina é mesmo a melhor, devido à imensidão de livros disponíveis. Como é óbvio o professor irá falar em mais do que um livro e por isso vocês devem ver de todos qual é o melhor.

3. O horário.

O horário da universidade pode ser um pouco adaptado pelos alunos, ou seja, as disciplinas fixas já têm o seu horário, no entanto, as cadeiras transversais (cadeiras de opção) têm dois horários que podem ser escolhidos pelos alunos desde que ainda existam vagas para esse mesmo horário. O meu horário não é muito mau tenho um dia livre e duas tardes livres.

4. A integração com os restantes alunos.

A parte social pode ser a mais assustadora, uma vez que, não conhecemos ninguém e não sabemos com quem havemos de falar. E para piorar esta situação toda ainda existem os trabalhos de grupo que nos obrigam a fazer grupos logo nas primeiras aulas, em que nós não conhecemos ninguém. Eu até me consegui ambientar rapidamente... No primeiro dia conheci logo 3 raparigas com quem formei um grupo e ao longo da primeira semana fiquei a conhecer muitas mais com quem também formei outros grupos. Já podem ver que o meu curso tem imensos trabalhos de grupo em quase todas as cadeiras. Portanto, não tenham medo e falem com alguém, já que, todos estamos à espera que alguém fale connosco.

5. A alimentação.

Como o meu apartamento fica muito perto da minha universidade eu consigo almoçar todos os dias em casa. Eu tenho sopa congelada, portanto, ao meio dia costumo comer um prato de sopa e comidas mais práticas e rápidas (em termos do tempo que demoram a fazer), por isso é sempre bom ter panadinhos, douradinhos ou esse tipo de comida que é rápida de fazer e como é congelada não precisa de ser planeada. À noite, as comidas cá em casa são normais como se fossem feitas em Águeda, ou seja, como eu gosto imenso de cozinhar não tenho qualquer problema eu cozinhar as comidas habituais. Caso queiram levar marmita para a universidade levem comidas práticas e tupperwares resistentes, mas como não o faço não posso falar muito acerca disso. E em relação às cantinas, a da minha universidade tem dois pratos um de carne e outro de peixe, no entanto, não vos posso falar da qualidade nem do preço porque nunca experimentei. E muito importante... levem sempre um snack para os intervalos e água para o dia.

6. Os transportes.

Aqui em Coimbra não há grande problema com os transportes, já que, existem imensos autocarros e horários que nos levam para qualquer local de Coimbra. É bastante fácil andar nos transportes, só é preciso é habituar-mo-nos à dinâmica dos horários e das paragens. Uma coisa boa que temos aqui é o facto de várias linhas nos levaram aos mesmos sítios, e por esse motivo, caso percamos o autocarro há quase sempre outro que nos leva ao mesmo sítio. Falando agora, do comboio que faz a ligação Coimbra - Oiã (que é aquele que eu utilizo) posso dizer-vos que é bastante confortável e que tem imensos horários.

Em relação ao apartamento ou melhor à procura do mesmo, eu já fiz um post com dicas, por isso, se quiserem saber mais acerca do assunto visitem (aqui)!!

E então como estão a ser os vossos primeiros dias como universitários? Ou como foram? Contem-me tudo nos comentários!!
Share
Tweet
Pin
Share
2 comentários
Olá travellers!! 

Não sei se sabem mas os resultados da 1ª fase da candidatura ao ensino superior já sairam e eu felizmente consegui entrar na minha primeira opção (mas disto falo-vos no post de amanhã). Aquilo que vos vou adiantar aqui é a cidade na qual vou estudar durante os próximos três anos que é Coimbra, e por esse motivo, tive de procurar casa para ficar durante o período de aulas. Eu aluguei um T1 e por esse motivo, apenas vos venho ajudar nesse âmbito, uma vez que, não tenho experiência em procurar quarto. Portanto, se estão curiosas e interessadas em saber como procurar casa em Coimbra continuem a ler...


1 - Estabeleçam um orçamento mensal para as vossas despesas.

Em primeiro lugar, é muito importante estabelecer um valor limite mensal com os vossos pais, para depois tentarem perceber aquilo que conseguem alugar com esse valor, ou seja, compreenderem se conseguem encontrar uma casa com as caraterísticas que pretendem dentro do vosso orçamento. É preciso ter em atenção se as despesas estão ou não incluídas no valor da renda, uma vez que, caso as despesas sejam pagas à parte não terão um valor mensal fixo, já que, esse valor oscilará consoante os vossos gastos.

2 - Ter em atenção ao estado da casa e aos seus equipamentos e mobílias.

 Em segundo lugar, é fundamental «discutirem» com os vossos pais acerca da mobília, já que,  por vezes o valor da renda sobe pelo facto da casa estar mobilada e se vocês a conseguirem mobilar têm a oportunidade de poupar um valor significativo na renda mensal do apartamento. Neste caso, é preciso terem cuidado na vossa pesquisa, uma vez que, alguns apartamentos não têm a cozinha equipada, e caso vocês consigam mobilar a casa dificilmente arranjarão os eletrodomésticos sem os terem de comprar, e dessa forma não conseguirão poupar dinheiro, já que, o dinheiro poupado na renda vai ser gasto na compra de um frigorífico, microondas, fogão, etc.

3 - Escolher cuidadosamente a localização do apartamento. 

Tentem consiliar os dois aspetos acima referidos com a localização do imóvel, isto quer dizer que, devem tentar escolher um zona que fique perto da vossa universidade para ser mais prática a vossa deslocação diária, no entanto, devem verificar se nessa mesma zona existem transportes, supermercados, e outro tipo de serviços que possam vir a ser necessários. Isto é importante porque, por vezes, um apartamento que possa ficar dentro do vosso orçamento pode estar mal localizado e vocês poderão ter que gastar muito mais dinheiro para se dirigirem a determinados serviços.

4 - Tentem optar por um site seguro e conhecido.

Devem ter cuidado com o site em que pesquisam os apartamentos. Este é um aspeto muito importante, porque, por vezes alguns sites não são seguros e quando se trata de este género de aluguer deve-se ter imenso cuidado com as pessoas com quem falamos. Como sei que é difícil escolher sites para este efeito aconselho-vos os seguintes: CasaSapo, Imovirtual, Idealista e CustoJusto.

5 - Agendem várias visitas para o mesmo dia.

Finalmente, agendem várias visitas para o mesmo dia, e esta dica digo-vos por experiência própria, o pior que podem fazer é irem ver apenas um apartamento, isto porque, por vezes os apartamentos ficam arrendados de repente e nós ficamos sem apartemento para ver e noutras vezes temos uma expectativa acerca do imóvel que depois aquando da visita pode ser alterada. Portanto, se puderem tirar um dia para visitar apartamentos façam-no e não hesitem em arrendar o imóvel se gostarem porque mais tarde ou mais cedo ele vai ser alugado e vocês ficam sem opções.

Outro dos pontos importantes aquando do arrendamento é tentarem perceber o contrato de arrendamento para saberem os meses que têm obrigatoriamente de pagar, mesmo que já não estejam em Coimbra. Por vezes os contratos são de um ano, e por esse motivo, devem avisar os vossos pais que estes terão de pagar o mês de Julho e Agosto. 

Estas 5 dicas são aquelas que eu penso serem fundamentais enquanto procuram casa, eu felizmente já consegui encontrar aquilo que pretendia, por isso, não percam tempo e procurem a vossa casa. 
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Olá travellers! 

Quem nunca passou pelo processo de escolha do curso superior e da universidade? Pois é toda a gente que está ou já esteve no ensino superior passou por esta fase bastante complicada para 
algumas pessoas. E por este mesmo motivo aqui vai a minha experiência/opinião para ajudar quem está com algumas dúvidas. 




 Eu acabei com uma média de secundário de 15,7, o que me permitiu escolher mais ou menos aquilo que eu tinha em mente. A minha experiência foi complicada porque desde sempre pensei que escolheria o curso Ciências Farmacêuticas, no entanto, escolhi um curso bastante diferente que engloba duas áreas que eu gosto a comunicação e a economia, pois é, e a escolha foi Comunicação Organizacional. A escolha da cidade não foi nada difícil, já que, sempre tive a ideia de estudar em Coimbra e é isso que vai acontecer, porque os resultados sairam e eu consegui entrar na minha 1ª opção Comunicação Organizacional na Escola Superior de Educação de Coimbra. Na minha opinião, acho que vocês devem escolher um curso que vocês gostem e que sejam bons e não que pensem que tenha muita saída, porque uma coisa é certa, a probabilidade de arranjar emprego numa profissão que gostamos de fazer é muito maior do que a de outra que não gostemos tanto. Mesmo que mudem de ideias em relação ao curso não tenham medo de o dizer porque é o vosso futuro que está em jogo e se vocês acham que devem mudar mudem sem terem medo daquilo que os vossos pais tenham a dizer, e o mais importante de tudo é dar a entender aos vossos pais que vocês é que vão estudar e têm o direito de escolherem, porque o pior erro que vocês podem fazer é mesmo irem para um curso que os vossos pais querem e que vocês odeiem. Se for possível conciliar e ter em atenção a opinião dos vossos pais façam-no, foi isso que eu fiz, sabia mais ou menos a área na qual queria trabalhar (comunicação) e com isto fui ter com os meus pais e perguntei-lhes qual curso dentro da área que eu queria eles pensavam ser o melhor, e pronto foi assim que aconteceu eu com a ajuda dos meus pais escolhi o curso que já vos disse.

Qual foi a vossa experiência com esta escolha de curso e universidade?
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts
Older Posts

About Me

About Me
Beatriz Martins - 24 anos

Follow Me

  • facebook
  • instagram

Categories

  • Cute Hotels
  • Cute Restaurants
  • Europe
  • It's Work Time
  • Love it
  • OOTD
  • Portugal
  • Q&A
  • Tag
  • Travel With Me
  • University
  • USA

Top Posts

  • OneWayTicketTrip
  • Tag: Never Have I Ever
  • Quarteira (Algarve): Até o Sol se Pôr
  • A minha Viagem a Roma: Dicas
  • Roma: Coliseu & Palatino

Recent Posts

Blog Scales

★ a ★★★★★ refere-se à nota global.

$ a $$$$$ refere-se ao preço.

Contact - Collabs

abpmartins@gmail.com

Blog's Archive

  • ►  2021 (10)
    • novembro (1)
    • agosto (3)
    • março (2)
    • fevereiro (2)
    • janeiro (2)
  • ►  2020 (86)
    • dezembro (1)
    • novembro (4)
    • outubro (25)
    • setembro (28)
    • agosto (23)
    • maio (1)
    • abril (1)
    • março (3)
  • ►  2019 (4)
    • fevereiro (4)
  • ►  2018 (27)
    • outubro (1)
    • setembro (3)
    • agosto (3)
    • julho (3)
    • junho (4)
    • maio (2)
    • abril (1)
    • fevereiro (6)
    • janeiro (4)
  • ►  2017 (18)
    • dezembro (1)
    • novembro (2)
    • setembro (7)
    • agosto (1)
    • julho (4)
    • junho (1)
    • abril (1)
    • janeiro (1)
  • ►  2016 (31)
    • outubro (5)
    • setembro (8)
    • julho (1)
    • junho (6)
    • maio (2)
    • março (1)
    • fevereiro (2)
    • janeiro (6)
  • ▼  2015 (17)
    • novembro (2)
    • outubro (4)
    • setembro (3)
    • agosto (1)
    • julho (4)
    • junho (1)
    • fevereiro (2)
  • ►  2014 (1)
    • junho (1)

Created with by ThemeXpose