­

Como escrever uma tese de mestrado brilhante?

by - 03 outubro

Olá travellers! 

Hoje venho partilhar convosco algumas dicas para escreverem uma tese de mestrado brilhante e de sucesso. 



Como escolher o tema? 

O primeiro passo é escolher o tema! Para tal devem delinear a área de estudo na qual querem incidir para começarem a pesquisar artigos científicos dentro dessa mesma área. Quando tiverem um número significativo de artigos (20 a 30) devem identificar, na introdução, os gaps referenciados (estes normalmente são mencionados com expressões como "a literatura é escassa") pois são sobre estes gaps que devem incidir a vossa investigação. 

Para iniciarem a escrita da tese não precisam de ter chegado ao título final, apenas à temática central do estudo, para que possam saber os pontos a abordar na Revisão da Literatura. Quando terminarem o vosso trabalho terão uma noção mais precisa do que desenvolveram e vão conseguir escrever o título perfeito.


Onde e como pesquisar artigos científicos?

De acordo com a minha experiência os melhores bancos para pesquisa de artigos são o Google Académico e a B-on

Para a pesquisa recomendo que usem termos tanto em inglês, como em português, com palavras-chave do vosso tema + expressões como "Antecedentes e Consequentes", "Efeitos", "Determinantes", "Teoria", "Drivers", "Fatores", "Impacto", "Influência", entre outros do mesmo gênero. Nos filtros de pesquisa selecionem sempre artigos recentes, no máximo com 5 anos, para que a vossa informação seja o mais atual possível. Apenas devem recorrer a artigos mais antigos quando estes são de autores de referência, com teorias fundamentais para o vosso estudo. 

Outro elemento que pode ser valorizado pela vossa faculdade tem que ver com a qualidade dos jornais dos vossos artigos, pelo que vos aconselho sempre a pesquisarem o nome do jornal na Scimago, selecionando apenas os que se enquadram no nível Q1 e Q2.


Como organizar os artigos científicos?

Utilizem o Mendeley para guardar todos os vossos artigos. Desta forma conseguirão fazer pesquisas com filtros e referenciar autores de forma automática no word. Façam sempre uploads individuais para verificarem se os dados assumidos pelo programa são os corretos.


Como gerir o tempo e definir metas?

Sem metas vai ser muito dificil organizarem-se, mas também é importante perceber que as metas temporais podem ir mudando com o desenvolvimento do trabalho, já que existem elementos que influenciam o seu avanço, como por exemplo a obtenção do número de respostas mínimo no vosso questionário. 

Aqui o importante é definirem dias de trabalho e objetivos diários, para que possam ser produtivos!


Como definir a estrutura do trabalho?

A estrutura tem uma componente fixa (Resumo, Índice, Introdução, Revisão da Literatura, Metedologia, Análise de Resultados, Conclusão e Bibliografia) que pode depender de faculdade para faculdade.

Contudo, as temáticas a desenvolver na Revisão da Literatura vão sendo definidas ao longo do tempo, com a leitura dos vossos artigos. À medida que vão percebendo o que outros autores abordam vão começando a perceber que temáticas devem desenvolver. Aqui aconselho a irem sublinhando e copiando excertos que consideram importantes para depois organizarem por temas.


Como evitar bloqueios e começar a escrever?

No seguimento do que disse, acredito que irem copiando excertos facilia imenso o processo de escrita. Comecem, numa primeira fase, a estruturar e a organizar a informação e, numa segunda fase, a escreverem as mesmas ideias por palavras vossas. 

Utilizem sites como o Linguee (para traduções mais específicas), o Google Translate (para traduções mais genéricas) e um dicionário (para encontrarem sinónimos). 

Sejam críticos no tipo de escrita, linguagem e pontuação pois este é um aspeto cada vez mais valorizado pelo vosso júri. Sejam rigorosos com as referências bibliográficas e não escrevam por vossa autodiscriminação.


Como definir a metodologia de investigação?

A metodologia é sempre apontada por outros estudos na mesma área, contudo aqui o papel do vosso orientador/a é muito importante! Ele vai ajudar-vos a definir o caminho a seguir e as variáveis a adotar no estudo. 

Apesar de ser uma etapa com um apoio mais forte, é fundamental saberem analisar outros trabalhos e terem um sentido crítico para constuirem o vosso próprio modelo, com as variáveis e hipóteses que acham que fazem mais sentido. Recolham os modelos dos artigos que estão a usar e comparem variáveis e hipóteses.


Como recolher e analisar os dados?

Dependendo do tipo de análise (quantitativa ou qualitativa) podem recorrer a questionário, entrevistas, focus group ou recolha de informação online. 

Para análises qualitativas podem utilizar o MAXQDA e para análises quantitativas o SPSS ou SPSS AMOS. Aqui os conceitos estatísticos (teste t de student, regressão linear múltipla, anova, entre outros) vão ser fundamentais para relacionar dados e interpretar resultados.


Como escrever uma boa conclusão?

Mais do que terem resultados interessantes, é imperativo que os saibam interpretar, justificar e correlacionar. Uma conclusão estruturada e consistente pode ser o vosso passaporte para o sucesso, por isso invistam tempo neste último passo.


Gostaram do post? Achavam útil trazer-vos outro com dicas para a defesa?

You May Also Like

0 comentários